80 anos do <i>Avante!</i>
As comemorações dos 90 anos do PCP não fizeram esquecer o outro aniversário carregado de simbolismo que se assinala este ano: o 80.º aniversário do Avante!. José Casanova participou nos últimos dias em várias iniciativas comemorativas.
No Pinhal Novo, o director do Avante! debateu com cerca de 40 pessoas a história do órgão central do Partido desde a sua fundação, em 1931, até aos dias de hoje – e sublinhou a necessidade da sua difusão e leitura, tendo sido realçado o êxito da venda de rua do exemplar dedicado aos 80 anos.
No amplo salão do Grupo Recreativo da Quinta da Lomba, na freguesia barreirense de Santo André, José Casanova sublinhou a coragem dos que, durante a ditadura fascista, deram o melhor das suas vidas, e às vezes as próprias vidas, para fazer chegar aos trabalhadores e ao povo a voz dos que não têm voz. Seguiu-se um vivo debate no decorrer do qual foram referidas as vendas especiais do Avante! comemorativo do 80.º aniversário, através das brigadas de venda criadas especificamente para o efeito ou já existentes.
O aniversário do Avante! foi também assinalado em Sobral de Monte Agraço, numa sessão pública realizada na Biblioteca Municipal em que participaram cerca de 40 pessoas. Após uma intervenção inicial de José Casanova, os presentes, entre os quais se encontrava o presidente da Câmara Municipal António Bugalho, procederam a uma ampla troca de opiniões sobre a história do jornal e a importância da sua difusão e leitura, como forma de combater a poderosa ofensiva ideológica e a desinformação organizada levada a cabo pelos média dominantes, propriedade do grande capital.
Em Alhandra, foram cerca de 80 pessoas que participaram no almoço evocativo do aniversário do Avante!, realizado no Centro de Trabalho do Partido. A longa e heróica história do jornal foi ali recordada, bem como a importância de, hoje, difundi-lo e lê-lo.